Teu cheiro amarfanho durante toda a cidade
e nos dentes postos sobre a mesa
como um escapulário tua lascívia eu pressinto.
Nem a lua nem teus olhos certamente me salvarão deste teu cheiro espesso.
Eu cresci nestas estranhas paragens sem estrelas entre bichos e flores
como se não fossem cobertos pela escuridão.
Apenas arfava um golpe entre o vazio de mim
e a captura de insetos do inferno em teus cabelos.
Em inquietude, me preparo para a dor.

Nelson Magalhães Filho


"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos

do mundo."
( Fernando Pessoa: Tabacaria)




Realizar trabalhos de arte a base das experiências existenciais, como transpor as imensidões dolorosas das noites urinadas. Fingir figuras concebidas do desejo e da amargura. Instigações obscurecidas pela lua. Não acretido na pintura agradável. Há algum tempo meu trabalho é como um lugar em que não se pode viver. Uma pintura inóspita e ao mesmo tempo infectada de frinchas para deixar passar as forças e os ratos. Cada vez mais ermo, vou minando a mesma terra carregada de rastros e indícios ásperos dentro de mim, para que as imagens sejam vislumbradas não apenas como um invólucro remoto de tristezas, mas também como excrementos de nosso tempo. Voltar a ser criança ou para um hospital psiquiátrico, tanto faz se meu estômago dói. Ainda não matem os porcos. A pintura precisa estar escarpada no ponto mais afastado desse curral sinistro.
Nelson Magalhães Filho

terça-feira, agosto 13, 2019



Fotos: Danilo Martins

Cachoeira ao Som do Blues

Festival Cachoeira Agosto do Blues
24 e 25 de agosto de 2019, às 21h
Praça da Aclamação em Cachoeira – BA
24 de agosto:
Banda Jokermen (Salvador)
Restgate Blues (Salvador)
Chocolate com Blues (Salvador)

25 de agosto
Lon Bové e Banda Terráquea (Salvador)
Celso Dutra Blues Band (Lauro de Freitas)
Um dos eventos musicais de destaque da Bahia neste mês é o Cachoeira Agosto do Blues e acontece no final de semana de 24 e 25, na histórica cidade do Recôncavo Baiano, considerada berço da cultura negra.
Atrações como Banda Jokermen; Restgate Blues; Chocolate com Blues; Celso Dutra Blues Band, além do americano Lon Bové e sua Banda Terráquea,farão shows nos dois dias na Praça da Aclamação, Centro Histórico da cidade, que estará no ritmo do som considerado a mais pura e verdadeira expressão da música negra que conquistou o mundo.
Cachoeira Agosto do Blues  celebra anualmente a música Blues na cidade, que tanto se identifica com as origens que deram vida a esta rica e respeitada expressão musical, que reflete as qualidades e atitudes do povo negro escravizado.
Indicados 9 vezes ao Grammy, a Banda Terráquea do guitarrista americano Lon Bové traz a participação especial de Gabriel Bové, filho de Lon, que solta a voz em blues rasgados que prometem ecoar pelas ruas históricas de Cachoeira trazendo à lembrança os lamentos de nossos antepassados. O show deles abre a segunda noite de festival.  Na primeira noite o destaque fica por conta da Jokermen com seu fantástico cover do memorável Bob Dylan.
Segundo Marcos Moura, idealizador do evento, a proposta  é resgatar a memória do blues  em Cachoeira  com a finalidade de promover e preservar o rico legado, a tradição e o futuro desta grande forma de arte e linguagem que inspirou o surgimento de outros gêneros musicais como, o Rock n’ Roll, Jazz, Folk, Soul, além de estabelecer paralelo entre a cidade de Cachoeira e o estado do Mississipi, berço do Blues, através da valorização dos rios que lhes banham, respectivamente Paraguaçu e Mississipi e da cultura negra que lhes deu origem.
As bandas de blues participantes são formadas por músicos experientes e talentosos, que se dedicam diariamente à causa da boa música, numa cidade que tem por vocação a pluralidade cultural. A produção é da marca Rock and Blues e conta com o apoio da Bahiatursa, IRDEB,Tabuleiro Produções e da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
Informações: (75) 981228014

Nenhum comentário: