Teu cheiro amarfanho durante toda a cidade
e nos dentes postos sobre a mesa
como um escapulário tua lascívia eu pressinto.
Nem a lua nem teus olhos certamente me salvarão deste teu cheiro espesso.
Eu cresci nestas estranhas paragens sem estrelas entre bichos e flores
como se não fossem cobertos pela escuridão.
Apenas arfava um golpe entre o vazio de mim
e a captura de insetos do inferno em teus cabelos.
Em inquietude, me preparo para a dor.

Nelson Magalhães Filho

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos

do mundo."
( Fernando Pessoa: Tabacaria)




Realizar trabalhos de arte a base das experiências existenciais, como transpor as imensidões dolorosas das noites urinadas. Fingir figuras concebidas do desejo e da amargura. Instigações obscurecidas pela lua. Não acretido na pintura agradável. Há algum tempo meu trabalho é como um lugar em que não se pode viver. Uma pintura inóspita e ao mesmo tempo infectada de frinchas para deixar passar as forças e os ratos. Cada vez mais ermo, vou minando a mesma terra carregada de rastros e indícios ásperos dentro de mim, para que as imagens sejam vislumbradas não apenas como um invólucro remoto de tristezas, mas também como excrementos de nosso tempo. Voltar a ser criança ou para um hospital psiquiátrico, tanto faz se meu estômago dói. Ainda não matem os porcos. A pintura precisa estar escarpada no ponto mais afastado desse curral sinistro.
Nelson Magalhães Filho

domingo, maio 17, 2009

POESIA E ROCK NO RIO VERMELHO:
SÁBADO, 30 DE MAIO, ÀS 19H, NA MIDIALOUCA
O trio punk rock Pastel De Miolos, o poeta Nelson Magalhães Filho e o quinteto de escritores Corte (Katherine Funke, Gustavo Rios, Sandro Ornellas, Lima Trindade e Wladimir Cazé) apresentam um "rockcital" (quase-recital de poesia e rock) na Midialouca do Rio Vermelho, no sábado, 30 de maio, às 19h. No show, a energia e a sonoridade pesada da Pastel De Miolos se somam à modernidade urbana da literatura baiana contemporânea. A entrada é franca.Os autores do Corte abrem a sessão com inserções literárias entre as canções próprias e clássicas do rock nacional e estrangeiro pinçadas do vasto repertório da Pastel De Miolos. Depois, o contista Diogo Costa, segundo convidado da noite, também contracena com o som da banda. Por fim, o poeta e artista visual Nelson Magalhães Filho entra no palco da Midialouca, com sua visceralidade inata, para uma jam session com seus poemas e acompanhamento dos músicos.
O show também terá a participação de algumas figuraças do rock baiano: Jair (Declinium), Elmo (Opus Incertum) e Rodrigo Rocha (The Black Mountain Group). Algumas das músicas que constam no setlista da noite são "Who loves the sun" (Velvet Underground), "Here comes your man" (Pixies), "Break on trough" (The Doors), "Até quando esperar" (Plebe Rude), "Redemption song" (Bob Marley) e "Guns of Brixton" (The Clash), entre muitas outras. Os "rockcitais", encontros entre literatura e rock, vêm sendo apresentado pelos cinco escritores do Corte e três músicos da Pastel De Miolos desde o ano passado, sempre com escritores convidados. CDs da banda e livros dos autores estarão à venda no evento.
SOBRE OS ESCRITORES E MÚSICOS:
NELSON MAGALHÃES FILHO - Nasceu em Cruz das Almas em 1958. É artista visual premiado nas Bienais do Recôncavo e nos Salões Regionais de Artes Visuais (FUNCEB). Em 1999 ganhou o Prêmio BRASKEM de Cultura e Arte. Tem participado em diversas mostras individuais e coletivas em vários estados do Brasil, na Espanha e em Nova York (EUA). Tem poemas publicados no jornal "A Tarde" (BA) e nas revistas "Leia" (SP) e "Exu" (BA). Publicou os livros de poemas em edições independentes "As Luminárias", "Anjos Baldios", "Imagens do Porão", "A Flor do Láudano" e "A Cara do Fogo". Mantém o blog Anjo Baldio (http://anjobaldio.blogspot.com/).
PASTEL DE MIOLOS - Alex Costa (baixo e voz), Alisson Lima (guitarra e voz) e Wilson Santana (bateria) fazem há quase 15 anos incontáveis shows na região metropolitana de Salvador, pelo interior e em outros estados.
DIOGO COSTA - Contista baiano. Mantém o blog wwww.mastigandolinguas.blogspot.com.
CORTE - O coletivo de escritores formado por Sandro Ornellas, Wladimir Cazé, Katherine Funke, Lima Trindade e Gustavo Rios já realizou ou participou de eventos em Petrolina/PE, Salvador/BA, Feira de Santana/BA, Porto Alegre/RS e San Miguel de Tucumán (Argentina).
FICHA TÉCNICA:
Corte: Sandro Ornellas, Wladimir Cazé, Katherine Funke, Lima Trindade e Gustavo Rios (escritores)
Pastel De Miolos: Alex Costa (baixo e voz), Alisson Lima (guitarra e voz) e Wilson Santana (bateria)
Convidados especiais: Nelson Magalhães Filho (escritor e artista visual) e Diogo Costa (escritor)
SERVIÇO:
Onde: Midialouca, Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho, Salvador (BA)
Quando: 30 de maio, às 19h
Quanto: Entrada franca
Realização: Verbo 21 Produções
E-mail: verbo21@gmail.com
Sites: www.myspace.com/pasteldemiolos
http://anjobaldio.blogspot.com/

Um comentário:

ronaldo braga disse...

sucesso.