HOJE - caruru dos 7 poetas
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Comunicado
O Theatro XVIII fecha suas portas nesta sexta-feira, 21 de setembro de 2007, por absoluta falta de condições de manter-se em funcionamento. O contrato de manutenção das suas despesas básicas (energia elétrica, água, folha de pagamento de funcionários e prestadores de serviços) - vencido em fevereiro de 2007 e aditado em 20% do seu valor para cobrir despesas de 6 meses (março, abril, maio, junho, julho e agosto deste ano) – ainda não foi renovado, criando dívidas impagáveis.
Inaugurado em 1997 como espaço âncora do Pelourinho, o Theatro XVIII ultrapassou seu objetivo inicial tornando-se uma casa de pensamento - "universidade a céu aberto" – com um padrão especial de requinte, simplicidade e originalidade, verdadeiramente democrático. Sua gestão manteve o foco na difusão real da cultura, colocando-a de forma acessível a todos os públicos. Na sua sala de espetáculos estrearam algumas das montagens mais significativas do teatro baiano em seu bom momento atual. Suas aulas de história da Bahia, seus saraus, suas palestras discutiram a cidade, a arte universal e a vida contemporânea, propiciando novos olhares sobre o mundo em uma sociedade que carece muito de auto-reflexão.
Livre, como deve ser uma casa de pensamento, o Theatro XVIII fechará suas portas físicas porque não existe "longa vida" sem água e luz, e aguarda que a Secretaria de Cultura confirme a sua intenção de manter a inteligência democrática do espaço em funcionamento, como nos últimos dez anos. As crianças dos Miúdos da Ladeira e os jovens da Companhia Axé do XVIII continuarão tendo aulas no Anexo.
À imprensa, os artistas dos XVIII solicitam a divulgação deste comunicado, para que seus milhares de espectadores tomem conhecimento desta situação que se espera temporária e breve.
Aninha franco e Rita Assemany estarão à disposição da imprensa para maiores esclarecimentos na segunda-feira, 24 de setembro, às 10 horas da manhã, no próprio Theatro XVIII - Rua Frei Vicente, nº 18, Pelourinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário