Teu cheiro amarfanho durante toda a cidade
e nos dentes postos sobre a mesa
como um escapulário tua lascívia eu pressinto.
Nem a lua nem teus olhos certamente me salvarão deste teu cheiro espesso.
Eu cresci nestas estranhas paragens sem estrelas entre bichos e flores
como se não fossem cobertos pela escuridão.
Apenas arfava um golpe entre o vazio de mim
e a captura de insetos do inferno em teus cabelos.
Em inquietude, me preparo para a dor.

Nelson Magalhães Filho


"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos

do mundo."
( Fernando Pessoa: Tabacaria)




Realizar trabalhos de arte a base das experiências existenciais, como transpor as imensidões dolorosas das noites urinadas. Fingir figuras concebidas do desejo e da amargura. Instigações obscurecidas pela lua. Não acretido na pintura agradável. Há algum tempo meu trabalho é como um lugar em que não se pode viver. Uma pintura inóspita e ao mesmo tempo infectada de frinchas para deixar passar as forças e os ratos. Cada vez mais ermo, vou minando a mesma terra carregada de rastros e indícios ásperos dentro de mim, para que as imagens sejam vislumbradas não apenas como um invólucro remoto de tristezas, mas também como excrementos de nosso tempo. Voltar a ser criança ou para um hospital psiquiátrico, tanto faz se meu estômago dói. Ainda não matem os porcos. A pintura precisa estar escarpada no ponto mais afastado desse curral sinistro.
Nelson Magalhães Filho

segunda-feira, setembro 17, 2007

O Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê – é um evento que une à literatura um momento da cultura baiana de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e São Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas, este projeto promove o encontro de sete escritores para recitar seus poemas e celebrar a cultura e a literatura baiana. Além dos sete poetas convidados, contaremos nesta 4ª edição do projeto com a participação de outros poetas nacionais e Colombianos / Caribenhos, da apresentação de performances de poesia dramática, circense e música afro. Haverá também o lançamento de uma publicação com poemas dos poetas desta edição do projeto em parceria com a Fundação Pedro Calmon do Estado da Bahia.
Neste ano de 2007 o Caruru dos Sete Poetas trará na sua programação a participação dos poetas José Carlos Limeira, Landê Onawale, Rita Santana, Nuno Gonçalves (Ceará), Lita Passos, Fausto Joaquim e Besouro. Além dos 7 “poetas-meninos”, contaremos com a presença dos poetas de Cartagena de Índias / Colômbia: Martins Salas, Gustavo Tatis e Nena Contillo, Jojer Herrera (poeta e cineasta da Venezuela) e dos poetas Bruno Candéas (Pernambuco - Recife), Douglas de Almeida e Geraldo Maia (Bahia).
Na pauta contaremos também com a participação da performance teatral-poética de Inaê Sodré, da música afro-barroca do grupo musical Jêje Nagô e da apresentação de poesia e dança do grupo Xirê Mirim do Rosarinho.
Acontecerá o evento no dia 22 de setembro de 2007 (sábado), a partir das 20h, na Igreja do Rosário dos Pretos (Ladeira do Rosarinho em Cachoeira - Ba).
O acesso é gratuito.

Histórico do Projeto

Idealizado pelo poeta João de Moraes Filho com o objetivo de promover o diálogo e a interação entre a poesia e cultura baiana, em 2004 nasceu o Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê.
Marcado pela diversidade de linguagens, de tendências e correntes poéticas e de público, o que se buscou no processo de gestação do projeto foi dar movimento e magia à poesia. Foi agregar pessoas para ouvir poesia na voz do/a poeta-mãe. Foi expor a poesia do corpo e da dança, do teatro, do palhaço, da música... sob a linguagem da poesia. Foi unir sete escritores, com alma de criança e poeta, para celebrar a literatura e nossas tradições culturais. E assim foi! E assim tem sido!
Na 1ª edição o evento aconteceu em Salvador, no Restaurante Zanzibar, no dia 25 de setembro de 2004 e teve entre os sete os poetas José Inácio Vieira de Melo, Cleberton Santos, Miguel Carneiro, Vanessa Buffone, Fabrícia Miranda, Eliseu Moreira Paranaguá e João de Moraes Filho. Contou também com a performance de dança e poesia de Carol Diniz e com a encenação da atriz e poeta Inaê Sodré.
Em 2005, 2ª edição, o evento migra para a cidade de Cachoeira e lá se estabeleceu. Aconteceu na Casa da Cultura no dia 25 de setembro. Com muito fogo e encanto ele se iniciou pela dança de malabares com o grupo Balaclava. Os sete poetas da noite foram Cleberton Santos, Carine Araújo, João de Moraes Filho, José Inácio Vieira de Melo, Fabrícia Miranda, Rony Bonn e Vanessa Buffone. A noite também foi agraciada pelo som afro-barroco do grupo musical Jêje-Nagô.
Em 2006 foi a vez da voz feminina e dos sons dos tambores abrirem o evento com o grupo Importuno Poético de Jocélia Fonseca e Lutigardi Oliveira. Dentre os sete poetas e cordelistas estavam Jotacê Freitas, Gildemar Sena, Adriano Eysen, edmar Vieira, Douglas de Almeida, Wesley Barbosa e Puluca Pires. Para encerrar a noite contamos com a música do grupo Zacatimuana. Aconteceu no dia 23 de setembro no Ponto de Cultura Terreiro Cultural.
Nesta 4ª edição acontecerá na Igreja do Rosário dos Pretos e contará com a presença dos poetas José Carlos Limeira, Landê Onawale, Rita Santana, Nuno Gonçalves, Lita Passos, Fausto Joaquim e Besouro. Na pauta contaremos também com a participação da performance teatral-poética de Inaê Sodré, da música afro-barroca do grupo musical Jêje Nagô e da apresentação de poesia e dança do grupo Xirê Mirim do Rosarinho. Haverá a publicação de um poemário com os sete poetas envolvidos e tomando dimensões nacionais e internacionais, contaremos com a presença dos poetas de Cartagena de Índias / Colômbia: Martins Salas, Gustavo Tatis e Nena Contillo, do venezuelano Jojer Herrera e pernambucano Bruno Candéas.


Maiores informações:
· João de Moraes Filho
(71) 9942-3682 / (75) 8132-0072
escrevista@gmail.com

· Luísa Mahin do Nascimento
(71) 9915-3478
luisamahin@gmail.com




As aulas do Curso de Fotografia Digital da EBA/UFBA mudaram para a forma que segue:

· Quintas das 18:30' as 20:30'.
· Sábados das 09:30' as 11:30'.
Começando no dia 27/09/2007 até 27/10/2007.
Pedimos desculpas pelo erro de informação e nos colocamos a inteira disposição para eventuais dúvidas.
Atenciosamente

Cláudio Fontoura.
Secretário do Depto. II
Escola de Belas Artes - UFBA.

Nenhum comentário: